Fieldwork

Lista e apresentação de todas as instituição que são lugares de insvestigação

Muquifu – Museu de quilombos e favelas Urbanas, Belo Horizonte

O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos surgiu em 2012, em Belo Horizonte, no Aglomerado Santa Lúcia. Tem como vocação garantir o reconhecimento e a salvaguarda das favelas, os verdadeiros quilombos urbanos do Brasil: lugares não apenas de sofrimento e de privações, mas, também, de memória coletiva digna de ser cuidada. A instituição reúne como acervo fotografias, objetos, imagens de festas, danças, celebrações, tradições e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores das diversas favelas e quilombos urbanos do Estado de Minas Gerais. O Muquifu nasce com a proposta de ser um museu de território e comunitário, como instrumento de resistência diante do risco iminente de expulsão dos favelados dos centros urbanos; reconhecimento e preservação do patrimônio, das histórias, das memórias e dos bens culturais dos moradores dos Quilombos Urbanos e Favelas de Belo Horizonte.

Espaço Comum Luís Estrela

O Espaço Comum Luiz Estrela é um centro cultural autogestionado onde são realizadas diversas atividades e oficinas envolvendo arte e política. Ele nasce no dia 26 de outubro de 2013, quando um grupo de artistas, ativistas, pesquisadores, produtores e educadores resolvem ocupar um casarão abandonado há 19 anos, motivados pela carência de espaços acessíveis para produção e fruição artística

Kasa Invisível

Kasa Invisível é uma casa ocupada por um coletivo anticapitalista, autônomo e horizontal no dia 22 de março de 2013, localizada no centro de Belo Horizonte – MG/Brasil. Antes de ser abandonada, foi moradia de uma família rica e, por último, abrigou um restaurante. É uma casa antiga de dois andares bem ampla, possui uma cozinha com capacidade de produzir comida para eventos, e em cada andar existe um salão amplo para abrigar oficinas, cineclubes, cursos, reuniões e eventos beneficentes. Além disso, há um pequeno quintal onde pode ser criado uma horta urbana, e uma garagem que pode ser tornar um ateneu, um infoshop, uma loja cooperativa e um espaço para shows.

Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) é uma instituição voltada à pesquisa, à docência e à difusão cultural e científica, vinculada à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Foi criado em 1989, a partir do desmembramento dos setores de arqueologia e etnologia do Museu Paulista, aos quais se fundiram as coleções do Instituto de Pré-História da USP, do antigo museu homônimo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e do Acervo Plínio Ayrosa. Está localizado na Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo.

Museu da Diversidade Sexual

Primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática, o Museu da Diversidade Sexual foi criado por meio do Decreto 58.075, de 25 de maio de 2012, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
De acordo com seu documento de criação, o MDS ou Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo tem as seguintes atribuições: Garantir a preservação do patrimônio cultural da comunidade LGBT brasileira, através da coleta, organização e disponibilização pública de referenciais materiais e imateriais;Pesquisar e divulgar o patrimônio histórico e cultural da comunidade LGBT brasileira e, em especial, paulista;
Valorizar a importância da diversidade sexual na construção social, econômica e cultural do Estado de São Paulo e do Brasil;
Publicar e divulgar documentos e depoimentos referentes à memória e à história política, econômica, social e cultural da comunidade LGBT e sua interface com o Estado de São Paulo.

Memorial dos Direitos Humanos

Museu do Casal de Monte Redondo

Ecomuseo y centro de investigación La Ponte

La Ponte une orillas, es un espacio interdisciplinar de trabajo, abierto, experimental y colaborativo en el que la ciencia, el territorio y el patrimonio son temas centrales.
¿Y qué es un ecomuseo? Hay varias definiciones de ecomuseo, todas imperfectas, complicadas y difíciles de entender. Simplifiquemos: el ecomuseo es una acción llevada a cabo por una comunidad, partiendo de su patrimonio, para su desarrollo. Por tanto, el ecomuseo es primero un proyecto social, y a continuación cultural y científico.

(H. de Varine)